Quem foi o marinheiro Marcílio Dias?

quinta-feira, 19 de novembro de 2020


 

 
Foi um marinheiro da Armada Imperial brasileira, herói da Batalha Naval do Riachuelo, durante a Guerra da Tríplice Aliança.

Ingressou na Armada Imperial como grumete (Recruta) no ano 1855, Marinheiro de Terceira Classe em 1861, Marinheiro de Segunda Classe em 1862, Marinheiro de Primeira Classe (equivalente hoje a Cabo) em 1864.

Marcílio Dias foi um dos mais bravos combatentes, tendo ficado famoso o seu grito de 'vitória', quando subiu à torre da Igreja Matriz de Paysandú acenando para os seus companheiros com a bandeira do Brasil.

Quando a corveta Parnaíba, foi abordada por três navios paraguaios, travou uma luta corpo a corpo contra quatro inimigos, armado de sabre, abatendo dois deles. Na luta teve seu braço decepado na defesa da bandeira do Brasil. Os ferimentos sofridos causaram-lhe a morte no dia seguinte, 12 de junho, com apenas 27 anos de idade, sendo sepultado com as honras do cerimonial marítimo nas próprias águas do rio Paraná, em 13 de junho de 1865.

Em 23 de outubro de 1910, o Almirante Alexandrino de Alencar decretou a criação da Medalha Marcílio Dias de Valor Militar", destinada a homenagear os alunos que se mais se destacam nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros do Brasil. Essa foi uma das diversas homenagens que foram feitas da Marinha ao heroísmo do Marcílio Dias. 📷Marque o @umavezmarujosempremarujo em suas fotos para aparecer em nossa página. 


                     
           
   



0 comentários:
Postar um comentário